sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Blog Ciências Morfológicas em Artigo!

É com muito prazer que apresentamos o resultado de pesquisa desenvolvida pelos autores do Blog Ciências Morfológicas, publicada na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Para ter acesso ao artigo na íntegra, CLIQUE AQUI ou clique na imagem abaixo. Boa leitura!

EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E USO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS
Resumo: As estratégias de ensino que utilizam recursos digitais apontam como forma complementar no ensino-aprendizagem, favorecendo a auto-instrução e o protagonismo do aluno em sua trajetória formativa. Alunos de graduação, sob orientação docente, elaboraram material didático (atlas de histologia e conteúdo interdisciplinar entre fundamentos biológicos e prática clínica) e disponibilizaram em um blog de morfologia. O trabalho foi avaliado por alunos que acessam o blog e por alunos que o construíram. A pesquisa utilizou questionário semi-estruturado e aponta consulta crescente ao blog justificado pelos usuários como modo complementar de estudo e por permitir acesso em ambientes externos à universidade. A interação fundamentos biológicos / prática clínica permite articulação de saberes e começa a despertar interesses nos estudantes, mas requer maior abordagem docente. Quanto aos alunos participantes da construção do blog, os resultados apontam para o reconhecimento da importância das atividades de pesquisa, ensino e extensão como forma de construção do saber.
Palavras-chave: Metodologia; Materiais de Ensino; Morfologia; Histologia.

COMO CITAR ESTE ARTIGO (ABNT): SILVA, A.X.G.; ABREU, E.P.F.; FONSÊCA, Y.C.A.; CAMILLO, C.S.; MOURA, S.A.B. Experiência de desenvolvimento e uso de uma ferramenta digital para o ensino das Ciências Morfológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 67-82, 2012. Disponível em: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/313.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclareça suas dúvidas no http://www.formspring.me/cienciasmorfo