terça-feira, 8 de março de 2011

ZÔNULA DE ADESÃO

Dispositivo de adesão lateral que ocorre em uma faixa contínua ou configuração semelhante a um cinto ao redor da célula, contribuindo para a aderência entre células vizinhas. A zônula de adesão é composta pela molécula de adesão celular transmembrana caderina E, membro da família das caderinas que são representadas por CAM (Moléculas de adesão celular) transmembrana Ca2+- dependentes localizadas principalmente dentro da zônula de adesão. No lado citoplasmático, a cauda da caderina E está ligada à catenina, formando o complexo caderina E- catenina. Este complexo liga-se à vinculina e a α-actinina sendo necessário para a interação das caderinas com os filamentos de actina do citoesqueleto. Os componentes extracelulares das moléculas de caderina E a partir das células adjacentes são ligados por íons Ca2+ ou uma proteína de ligação extracelular adicional. Portanto, a integridade morfológica e funcional da zônula de adesão é cálcio-dependente. A remoção do Ca2+ leva à dissociação das moléculas de caderina E a ruptura da junção. Uma característica importante desta junção é a inserção de numerosos filamentos de actina em placas de material elétron-denso presentes no citoplasma subjacente à membrana da junção, chamado de placa desfocada. Esse material corresponde à localização do componente citoplasmático do complexo caderina E-catenina e das proteínas associadas (α-actinina e vinculina) em que se prendem os filamentos de actina.

A integridade das superfícies epiteliais depende, em grande parte, da adesão lateral das células entre si e de suas capacidades para resistir à separação. Várias estruturas associadas à membrana plasmática contribuem para a coesão. Elas estão presentes na maioria dos tecidos, mas são muito abundantes em epitélios, onde as células apresentam uma intensa adesão mútua e, para separá-las, são necessárias forças mecânicas relativamente grandes. Essa coesão varia com o tipo epitelial, mas é especialmente desenvolvida nos epitélios sujeitos a fortes trações, pressões e ao atrito, como no caso da pele. Desta maneira a zônula de adesão serve para a aderência e para vedar o espaço intracelular, impedindo o fluxo de moléculas por entre as células. Além disso, participa do estabelecimento e manutenção da polaridade celular.

ARAÚJO, E.M.A.


Artigos Relacionados:
Artigo 01 (clique aqui)
Artigo 02 (clique aqui)
Artigo 03 (clique aqui)

Referências:
ROSS, M. H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas – em correlação com biologia celular e molecular. 5. ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2008, 908 p.
JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto, atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008, 542 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esclareça suas dúvidas no http://www.formspring.me/cienciasmorfo