terça-feira, 8 de março de 2011

DESMOSSOMOS

Os Desmossomos, também designados de Mácula de Adesão por alguns autores, são estruturas adesivas localizadas no domínio lateral das células, formados ao redor das caderinas, família de proteínas transmembranas Ca2+-dependentes composta por desmogleínas e desmocolinas, às quais estão ancorados os filamentos intermediários, sobretudo os filamentos de citoqueratina (encontrados principalmente no epitélio). A união entre as caderinas e esses componentes do citoesqueleto dá-se por intermédio de uma placa citoplasmática composta por proteínas chamadas placoglobinas e demoplaquinas (a última proteína citada é referida como obrigatória para a adesão). Os tonofilamentos atravessam todo o citoplasma, estendendo-se de um desmossomo a outro, ou de um desmossomo a um hemidesmossomo presente no domínio basal. Paralelamente, as moléculas de caderina presentes na membrana plasmática de uma célula ligam-se a caderinas idênticas de uma outra célula na vizinhança (ligação homofílica), na dependência da existência de Ca2+ no meio extracelular.

Essas interações entre caderinas de duas células e entre filamentos intermediários da mesma célula conferem resistência e rigidez à camada celular. Alguns autores ainda citam a presença de filamentos de actina, que cruzam o citoplasma e se aderem ao feixe de filamentos intermediários das células adjacentes por intermédio dos desmossomos, adicionando às características já citadas a força elástica, tendo importância significativa nas camadas celulares expostas a constantes atritos, como é o caso da epiderme.

Juntamente com os hemidesmossomos e as junções aderentes, os desmossomos fazem parte do conjunto de moléculas responsáveis pela adesão entre células, epiteliais ou não, uma vez que, segundo a literatura, também estão presentes nos discos intercalares responsáveis pela união dos cardiócitos adjacentes, e nas meninges que revestem o encéfalo e a medula espinal na sua superfície externa. Além de promover a ligação mecânica e uma consequente estabilidade entre uma camada de células, o arranjo dessas estruturas estabelece uma polaridade celular, definida pelos domínios apical e basolateral, e impede ou dificulta a passagem de substâncias por via paracelular.
SILVA, A.X.G.


Artigos relacionados:
Artigo 01 (
Clique aqui)
Artigo 02 (
Clique aqui)
Artigo 03 (
Clique aqui)



Referências:
ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula, 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CHIDGE, M; DAWSON, C. Desmosomes: a role in cancer?
Br J Cancer. v.96, n.12, p.1783–1787, June 2007 (link).
KIERSZENBAUM, A.L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia, 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

2 comentários:

Esclareça suas dúvidas no http://www.formspring.me/cienciasmorfo